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Enviado em 15/10/2018 11:46
Enviado em 15/10/2018 12:29
Enviado em 15/10/2018 14:55
Enviado em 15/10/2018 15:12
Enviado em 16/10/2018 12:26
Não haveria a possibilidade de atualizar, por enquanto, apenas os simulados?
Estudando com o material ainda de 2011, mas com os simulados atualizados não diminuiria um pouco o impacto causado pela decisão do BSTQB? Postaram no facebook:
"Estamos há 39 dias do exame de Certificação CTFL na nova versão 2018. Se você estudou pela versão 2011, não se preocupe, as diferenças entre ambas são muito pequenas, e ainda há muito tempo para conhecer suas diferenças. As mudanças para a 2011 estão descritas no release notes do próprio syllabus.
Veja: https://bit.ly/2IYAqra
Não perca o CInTeQ 2018:
Abraço, Robson
Enviado em 16/10/2018 14:58
·
Capítulo 1:
o
Novos objetivos de testes foram relacionados
o
Teste e depuração de código antes eram
consideradas atividades com responsabilidades bem distintas: testadores testam
e desenvolvedores depuram. Agora mudou-se a abordagem assumindo que em
ambientes ágeis, testadores podem estar envolvidos também na depuração e nos
testes de componentes (unitários)
o
A seção 1.2.1 é nova (contribuições do teste
para o sucesso)
o
A seção 1.2.2 (garantia da qualidade e teste)
trás uma nova perspectiva.
o
Agora é tratado explicitamente sobre “falsos
positivos” e “falsos negativos”
o
A seção sobre processo de teste mudou a
abordagem. As etapas no processo ganharam novas perspectivas. Só para citar
como exemplo, agora existe um atividade de Monitoramento e Controle de este,
que antes era apenas resumida a Controle de testes. Antes existia uma etapa de
Análise e Modelagem de testes, agora existe uma etapa de Análise e outra etapa
de Modelagem.
o
Embora provavelmente não seja cobrado no exame,
o Syllabus agora cita sobre BDD e ATTD (técnicas ágeis).
o
Foi dado uma nova abordagem para a seção 1.5
Psicologia do Teste, adotando um comportamento mais alinhado aos métodos ágeis.
É inserido o conceito de “viés de confirmação”.
·
Capítulo 2:
o
Adicionado texto sobre métodos Ágeis e ciclo de
vida ágil.
o
Dado nova abordagem sobre os ciclos de vida de
desenvolvimento de software.
o
Na seção 2.2.2, adicionou-se a prática
Integração Contínua. Importante que o candidato saiba ao menos o que é a para
que serve.
o
Foi dada uma nova abordagem quanto às
responsabilidades dos testes unitários e de integração. Antes testes dois tipos
de testes eram feitos especificamente por desenvolvedores. Agora entende-se que
em ambientes ágeis, testadores também possam executá-los
·
Capítulo 3:
o
Dado mais ênfase sobre as revisões. Os passos
para realizar uma revisão foram alterados. Os papéis que participam de uma
revisão foram alterados
o
A seção sobre ferramentas de análise estática
foi removida
o
Seção 3.2.4 foi adicionada (Aplicando técnicas
de revisão)
·
Capítulo 4:
o
Foi acrescentado novos objetivos de aprendizagem
para Partição de Equivalência, Análise de Valor limite, Tabela de Decisão e
Transição de estados.
o
Técnicas baseadas em estrutura agora pertencem
ao nível K2 de conhecimento (K1 exige que você reconheça o tema, K2 exige que
você entenda o tema e K3 exige que você saiba aplicar o time).
·
Capítulo 5:
o
Foram removidos 7 objetivos de aprendizagem
o
O gerenciamento de incidentes agora se chama
gerenciamento de defeitos
O glossário de termos também foi atualizado e 178 definições de termos foram alteradas,
algumas significativamente.
simulado bstqb.PNG
Enviado em 16/10/2018 18:03
Certo, Kelvin
Vou optar pelo adiamento do exame. No momento, realmente, é o mais recomendado a se fazer.
Abraços,
Editado 1x. Última edição em 16/10/2018 18:05
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