Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Scrumble (Dúvida) Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 18/05/2019 12:37
Olá, tenho uma dúvida em relação ao Scrumble. 

Ao meu ver o Scrumble irá ocorrer quando não foi possível entregar um incremento integrado (e o NIT foi acionado em modo de emergência), ou seja, a situação ficou caótica por algum motivo. 

No curso, vi que era recomendado realizar esse evento após a retrospectiva (é só nesse momento mesmo?).
Outra questão, o NIT ou quem for puxar esse evento precisa notificar a alta gestão, por exemplo que ele irá ocorrer (supondo que dure alguns dias e não somente um período de horas)? Minha preocupação é que esse tempo irá impactar no tempo de entrega da próxima sprint, e se o cliente já está descontente com a não entrega do que foi esperado ele ficaria ainda mais escontente em atrasar a próxima entrega (sei que o melhor a fazer é o Scrumble para realinhar o que está desalinhado, mas como fazer o cliente entender isso?). 

Muito obrigado
Re: Scrumble (Dúvida) Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 18/05/2019 12:43
Boa tarde, Carlos

O scrumble é uma abordagem que pode ser utilizada sempre que algo sair do controle, ele é inspirado no sistema Andon da Toyota. Uma sugestão é tomar a decisão de fazê-lo ou não durante/após a retrospectiva por que ai todos terão a mesma leitura da situação.

Para a sua outra dúvida pense primeiro na transparência. O que você deveria fazer para ser transparente? Seja qual for a sua resposta, é isso que precisa ser feito. Então se você é transparente e explica os motivos e os porquês, as pessoas mais facilmente vao entender e concordar com as ações. O que acontece é que normalmente as coisas começam a sair do controle e os times não são transparentes e aí quando a coisa se torna insustentável é que isso chega no cliente. Ou seja, o cliente só sabe dos problemas quando a bomba já está muito grande! E ai gera quebra de confiança o que torna as coisas muito mais difíceis. 

Abs
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso