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Coleta e Medição de PDIs Categoria: Dúvidas Gerais - Módulo: Módulo 5 - Gerenciamento de continuidade de serviço de TI (GCSTI)
Enviado em 13/10/2019 17:18

FCS - Fatores Críticos de Sucesso

·         Serviços de TI são entregues e podem ser recuperados para atender aos objetivos de negócio.

 

PID - Aumento no sucesso de auditórias regulares dos planos de GCSTI para garantir que, em todas as vezes, os requisitos acordados de recuperação do negócio possam ser alcançados.

PDI - Validação regular confirmando que todas as metas de recuperação de serviço acordadas e documentadas nos ANSs são alcançáveis dentro dos planos de GCSTI.

PID - Testes regulares e abrangentes dos planos de GCSTI são alcançados constantemente.

PID - Revisões regulares são realizadas, pelo menos anualmente, dos planos de continuidade de TI e de negócio com as áreas de negócio.

PID - Validação regular confirmando que TI negocia e gerencia todos os contratos de GCSTI com terceiros.

PID - Redução geral no risco de impacto de possíveis falhas dos serviços de TI

 

Professor eu gostaria muito de entender como esses PDIs são alimentados, por exemplo:

 

PID - Aumento no sucesso de auditórias regulares dos planos de GCSTI para garantir que, em todas as vezes, os requisitos acordados de recuperação do negócio possam ser alcançados.

 

Esse PID é alimentado pela quantidade de vezes que a auditória foi realizada e a mesma encontrou conformidade?

 

Tipo:

Auditórias realizadas: 10

Conformidade: 07

 

 

PDI - Validação regular confirmando que todas as metas de recuperação de serviço acordadas e documentadas nos ANSs são alcançaveis dentro dos planos de GCSTI

 

Esse PID é alimentado pela quantidade de vezes que foi validado e estava dentro dos parâmetros esperados?

 

Tipo:

Validações: 07

Conformidade: 05



Aguardo seu feedback,

obrigado.

Re: Coleta e Medição de PDIs Categoria: Dúvidas Gerais - Módulo: Módulo 5 - Gerenciamento de continuidade de serviço de TI (GCSTI)
Enviado em 14/10/2019 21:20
Boa noite, Antônio

Segue abaixo sugestão, porque não existe uma regra descrita na ITIL de como obter os dados. E também tem que considerar que na prática você não vai ter um indicador simples, mas um dados avulsos. 

PID - Aumento no sucesso de auditórias regulares dos planos de GCSTI para garantir que, em todas as vezes, os requisitos acordados de recuperação do negócio possam ser alcançados.

Dados: número de auditorias nos planos em que não houve nenhuma não conformidade  relevante versus auditorias com conformidades relevantes. Se houve 3 auditorias no ano e elas não encontraram nenhuma não conformidade relevante, então a taxa de sucesso foi de 100%. 

PDI - Validação regular confirmando que todas as metas de recuperação de serviço acordadas e documentadas nos ANSs são alcançáveis dentro dos planos de GCSTI.

Dados: número de validações e ocorrências de não conformidades. É muito parecido com o indicador acima, porém aqui é mais detalhado porque terá que confirmar que as metas de tempo de recuperação estão sendo alcançadas pelos planos. 

PID - Testes regulares e abrangentes dos planos de GCSTI são alcançados constantemente.

Dados: número de testes completos x número de falhas. 

PID - Revisões regulares são realizadas, pelo menos anualmente, dos planos de continuidade de TI e de negócio com as áreas de negócio.

Dados: número de reuniões para revisão dos planos... isso pode resultar na frequência media dessas revisões. 

PID - Validação regular confirmando que TI negocia e gerencia todos os contratos de GCSTI com terceiros.

Dados: número de validações e ocorrências de não conformidades. 

PID - Redução geral no risco de impacto de possíveis falhas dos serviços de TI

Dados: número de riscos identificados e não mitigados a um grau aceitável. 



Re: Coleta e Medição de PDIs Categoria: Dúvidas Gerais - Módulo: Módulo 5 - Gerenciamento de continuidade de serviço de TI (GCSTI)
Enviado em 14/10/2019 22:09
Professor, boa noite!

Boa as sugestões como exemplo. 
Ficou bem didático.

Só acho, que a ITIL deveria fornecer as métricas de coleta uma vez que ela fornece os PIDs para mensuração dos FCS.

Obrigado.

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