Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Dúvida Remoção de Desperdício Categoria: Dúvidas Gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 3 - Desperdício e atividades
Enviado em 13/07/2023 17:03
Tenho uma dúvida relacionada a questão do desperdício. Pelo Lean IT, todo desperdício tem de ser removido e está bem claro o porquê. Ele não agrega valor do ponto de vista do cliente. 

Entretanto, percebo que há alguns tipos de desperdício, que por mais que queiramos, não conseguimos removê-lo e, no máximo, conseguimos minimizá-lo. Deixe-me dar um exemplo: num determinado processo de desenvolvimento de software regido por contrato, existe a etapa de homologação, na qual o cliente homologa a demanda que desenvolvemos. Entretanto, no contrato, não existe uma cláusula que estabeleça um prazo formal para o cliente executar a homologação. Por incrível que pareça, muitas vezes temos uma longa espera pelo feedback do cliente, homologando a demanda. Entendo, assim, que isso gera, para começar, o desperdício do tipo Espera.Temos outros desperdícios que podem aparecer se eles demorarem demais a homologar também, o que não é raro. 

Entendo que não temos como eliminar este desperdício, pois temos que esperar o cliente homologar para dar prosseguimento na demanda. Sempre vai haver o tempo de espera. O máximo que podemos fazer é minimizar esta espera, muitas vezes sendo proativos ajudando o cliente a homologar (se ele concordar e permitir), cobrando-o gentilmente e lembrando-o do quão importante é que a gente receba o mais rápido possível o feedback para fazer os ajustes, etc, enfim, adotando atitudes proativas para reduzir ao máximo este tempo de espera, mas ainda assim, dependemos da ação do cliente. Mesmo com essas atitudes, algum desperdício ocorrerá, não conseguirei removê-lo de todo. 

Pergunto: do ponto de vista do Lean IT, tenho de remover o desperdício. mas em casos como esse, onde isso não é possível, minimizar um desperdício faz sentido, é aceitável, se não temos outra opção? Estou perguntando porque a impressão que tenho é que nem sempre conseguiremos eliminar de todo um desperdício em algumas situações. Obrigada. 


Re: Dúvida Remoção de Desperdício Categoria: Dúvidas Gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 3 - Desperdício e atividades
Enviado em 13/07/2023 17:07
Boa tarde, Aléxia

Neste seu exemplo é possível sim eliminar esse desperdício de tempo. 

Opção 1: alterar os contratos para incluir um prazo para homologação 

Opção 2: dar um bônus ao cliente caso ele consiga homologar o software em até tantos dias 

Opção 3: fazer entregar menores e mais fáceis de serem homologadas de tal forma que o cliente se sinta mais confortável em homologar

Enfim, há sempre opções disponíveis, embora talvez não sejam óbvias ou simples/fáceis. 
Re: Dúvida Remoção de Desperdício Categoria: Dúvidas Gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 3 - Desperdício e atividades
Enviado em 13/07/2023 17:15
Ei, Kelvin, boa tarde!

Entendo o seu ponto de vista e sim, a primeira opção, até a mais óbvia, não é viável infelizmente. A situação tem uma complexidade que não nos permite esta simples solução. 

Acho que a questão, neste meu caso, se resume justamente na questão da viabilidade das opções. Obrigada pelo esclarecimento e pela sua atenção de sempre! :-)




xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso