Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Quem recruta e seleciona os profissionais para um time SCRUM? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 06 - Pessoas & Time Scrum (156 min)
Enviado em 19/11/2023 02:44
Quem é resposável por fazer o recrutamento e seleção do time Scrum? Quem verifica a necessidade de montar um time SCRUM? 
Re: Quem recruta e seleciona os profissionais para um time SCRUM? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 06 - Pessoas & Time Scrum (156 min)
Enviado em 22/11/2023 10:05
Bom dia, Josimar

No Scrum, o processo de recrutamento e seleção do time pode variar dependendo da organização, mas geralmente segue alguns princípios básicos:

  1. Responsável pelo Recrutamento e Seleção: Tradicionalmente, esta responsabilidade pode cair sobre o Gerente de Recursos Humanos ou um Gerente de Departamento, dependendo de como a empresa está estruturada. Em algumas organizações, o Product Owner ou o Scrum Master podem ter um papel ativo no processo de seleção, especialmente para garantir que os membros da equipe tenham o mindset e as habilidades necessárias para trabalhar em um ambiente Scrum.


  2. Verificação da Necessidade de um Time Scrum: A decisão de montar uma equipe Scrum geralmente é tomada por líderes seniores ou gerentes de projeto/produto dentro de uma organização. Eles avaliam as necessidades do projeto e determinam se a abordagem Scrum é adequada para alcançar os objetivos do projeto. O Product Owner, como o indivíduo responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho da equipe de Desenvolvimento, pode também ter um papel significativo nesta decisão.

Considerar que o Scrum fundamentalmente é uma forma de organizar o trabalho e a operação de um time para facilitar a entrega de produto. O Scrum não modifica por completo a organização, não modifica processo de seleção, de remuneração, de recompensa, nem hierarquias já existentes nos departamentos. Tudo que existe em volta do Time Scrum já estabelecido na organização pode de alguma forma ser harmonizado como a operação do Time Scrum. Então imagine que lá no departamento de marketing da organização o gerente da área decidiu que seria melhor organizar as pessoas que já trabalham lá como um Time Scrum para facilitar as entregas relacionadas às ações de marketing digital, campanhas, promoções e outras atividades. Essas pessoas que foram contratadas no marketing foram selecionadas com base nos critérios/necessidades da organização, o Scrum pode ser adotado ali para organizar a sistemática do trabalho e fazer essas pessoas trabalharem como um Time Scrum.
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso
Filtro por categoria
Filtro por módulos