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lean canvas para produtos internos Categoria: Dúvidas Gerais - Módulo: Módulo 04 - Desenvolvendo a visão do produto (1:38:47)
Enviado em 06/05/2024 07:56
bom dia,
preenchendo o lean canvas eu fiquei com uma dúvida na parte de "revenue stream".
Caso eu precise trabalhar com um produto interno, para ser mais preciso seria um produto que auxilia no processo de requisição de verba para projetos, aqui os clientes seriam todos os gestores internos da empresa e o departamento financeiro. O objetivo dos projetos internos é melhorar os processos internos da empresa, fazendo com que esta fique mais competitiva no mercado, e como o produto é de utilização interna, como eu deveria preencher a caixa de "revenue stream" uma vez que eu não tenho o objetivo de monetizar este produto?

Re: lean canvas para produtos internos Categoria: Dúvidas Gerais - Módulo: Módulo 04 - Desenvolvendo a visão do produto (1:38:47)
Enviado em 09/05/2024 07:25
Bom dia, Diego

No seu caso, como você está lidando com um produto interno que não tem como objetivo gerar receita direta, a seção "revenue stream" do Lean Canvas pode ser um pouco desafiadora de preencher no sentido tradicional. Aqui estão algumas maneiras de abordar isso:

  1. Valor Indireto: Mesmo que o produto não gere receita diretamente, ele contribui para a eficiência organizacional. Você pode quantificar esse valor em termos de custos reduzidos, economia de tempo, ou melhoria na alocação de recursos. Por exemplo, se o produto reduz o tempo necessário para processar requisições de verba, calcule o valor economizado em termos de horas de trabalho.

  2. Contribuição para Objetivos Estratégicos: Avalie como o produto ajuda a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos mais amplos. Isso pode incluir a melhoria da tomada de decisões por parte dos gestores, o que pode levar a investimentos mais eficazes e, portanto, a um retorno financeiro indireto no longo prazo.

  3. Custo de Oportunidade: Pense no custo de oportunidade de não ter o produto. Se a ausência do produto significa processos mais lentos ou mais caros, essa economia gerada pelo uso do produto pode ser considerada uma "receita indireta".
  4. ROI (Retorno Sobre Investimento): Embora não seja uma receita direta, calcular o retorno sobre o investimento pode ajudar a ilustrar o valor do produto. Isso pode ser apresentado em termos de quanto dinheiro o produto economiza para a empresa em comparação com o custo de desenvolvimento e manutenção.

Ao preencher o Lean Canvas para um produto interno, a chave é pensar além do dinheiro e considerar outras formas de valor que o produto traz para a organização. Isso ajudará a destacar a importância e o impacto do produto dentro da empresa.


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