Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Proprietário de Processo Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 01/10/2011 07:11
Minha dúvida está no módulo 2, slide 32.

No slide 31, acho que consegui compreender o que seria o proprietário de um serviço dentro do TI de uma empresa. Seria o responsável por manter aquele serviço "de pé", melhorá-lo, resolver problemas, falhas, indisponibilidades, etc. Enfim, creio que a nomenclatura "responsável pelo serviço" é autoexplicativa.

Porém não consegui entender o slide seguinte, no caso o 32.

Não entendi o conceito e nem a relação, que foi feita na figura, entre o dono do serviço e do processo.

O dono do processo "fiscaliza" de alguma forma o dono do serviço na execução de sua tarefa?

Qual a relação entre os dois "donos"?...de que forma eles interagem?

Abs

Re: Proprietário de Processo Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 01/10/2011 08:49
A figura do slide 32 não tem como propósito mostrar para mostrar o relacionamento entre os dois papeis. A idéia é mostrar que um processos podem ser utilizados para suportar vários serviços. Um processo de gerenciamento de incidente pode resolver incidentes relacionados ao serviço de E-mail, ERP, impressão, home-banking, etc. A organização só vai ter um processo de gerenciamento de incidente e este processo atenderá questões de diversos serviços. Dependendo de qual serviço se referir o incidente, pessoas de departamentos ou equipes diferentes podem ser envolvidas na resolução, mas o processo será um só, o processo cruza diferentes departamentos.

O dono do processo responde por um processo especifico e o dono do serviço responde por um serviço especifico.

Um dono de processo não necessariamente tem que exercer poder sobre um dono de serviço. Entretanto, eles podem conversar, principalmente em questões relacionadas a melhoria continua de serviços ou de processos.

.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso