Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


4.5 Realizar controle integrado de mudanças - Ferramentas e Técnicas Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 23/12/2011 03:56
Oi Flávio, boa tarde!

No slide 75 do mod 4 cita que nas reuniões de controle de mudança o comitê será, entre outras coisas, responsável pela avaliação de impacto da mudança.

Essa avaliação de impacto já não deveria constar no formulário de solicitação de mudança? Fico em dúvida se essa avaliação não seria de responsabilidade do GP.

Obrigado,

Alex

Re: 4.5 Realizar controle integrado de mudanças - Ferramentas e Técnicas Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 23/12/2011 04:10
Boa tarde, Alex.

O resultado da avaliação de impacto pode ser documentado no formulário de requisição de mudança. Quando uma mudança é sugerida/solicitada, nem sempre houve uma alivação de impacto preliminar, por isto é escopo do processo Realizar o controle integrado de mudanças fazer esta avaliação de impacto. Tem mudanças que o GP não tem conhecimento, expertise para analisar a solicitação de mudança ou muitas vezes não tem autoridade para aprovar a mudança por causa dos riscos e impactos. Como é que um GP vai ter condições sozinho de avaliar um impacto de alterar por exemplo um componente de um software se boa parte do escopo já está pronta? Neste casos é convocado um comite de controle de mudanças para apoiar na avaliação e na aprovação/rejeição da mudança. É isto que foi abordado no slide 75- modulo 4.

Re: 4.5 Realizar controle integrado de mudanças - Ferramentas e Técnicas Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 30/12/2011 11:08
Guilherme,

o termo de abertura é um documento muito resumido, não serve para detalhar como vai funcionar o gerenciamento de mudanças e nem definir responsabilidades dos envolvidos no projeto além da do gerente de projetos.

Na seção de papéis e responsabilidades do Plano de Gerenciamento do Projeto pode ser documentado quem tem autoridade ou quem deve ser envolvido na aprovação de cada mudança. Quando não se tem esta opção, se escolhe aquela que fizer mais sentido. Também possível ter no Plano do Projeto uma seção para descrever como vai funcionar o o controle de mudanças e lá pode ser descrito quem faz parte do comitê.

Entenda que a definição disto tem que estar no Plano do Projeto. Em qual seção do plano? Ai fica a critério de cada.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso