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BDEC Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 27/02/2014 12:38
Flávio, boa tarde.

Há algum diferença quando falamos de BDEC e Base de Soluções? Pergunto porque fiquei com a seguinte dúvida: entendi que um registro no BDEC está sempre relacionado a um registro de problema, como se fosse um produto ou parte do RDP.

E se eu conheço ou adotei uma solução de contorno que funciona para um incidente X, não posso fazer uso do BDEC para documentar isso como base para referências futuras? Seria esse escopo alvo para uma outra base de referência diferente de BDEC? A ideia aqui é saber se posso ter registros no BDEC que não tenham um registro de problema relacionado.

Quando pensamos numa solução de autoajuda para o usuário final (ou até para uso pela própria Central de Serviços orientá-los), estas informações devem seguir uma outra linha de estruturação? Estas informações não devem compor o BDEC, devendo o BDEC ser restrito à TI e informações de TI e, assim, qualquer outra referência relacionada à dúvidas ou orientações serem tratadas em outras fontes?

Att.,

Robson

Re: BDEC Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 27/02/2014 01:14
Boa tarde

1. Banco de soluções ou banco de conhecimento como tem em muitas ferramentas é diferente do BDEC. Geralmente se usa este tipo de base para documentar como tratar questões/dúvidas comuns. O BDEC é especifico para o gerenciamento de problemas, é para documentar erros conhecidos apenas. Um erro conhecido surge a partir de um problema e ele vai ter solução de contorno e/ou casa raiz documentada. Importante haver uma separação destas duas bases. Geralmente ferramentas compatíveis com ITIL tem esta separação.

2. Soluções de contorno identificadas durante o gerenciamento de incidentes podem ser cadastradas no BDEC, mas o registro no BEDC é parte do processo gerenciamento de problemas, isto porque é importante que somente vá para o BDEC soluções de contorno testadas e aprovadas. Por isto no processo gerenciamento de incidente não existe em nenhum momento uma atividade para popular o BDEC e nem mesmo existe solução de contorno como saída.

3. Não se costuma disponilizar o BDEC para usuário final. Isto porque usuário nem sempre vai ter permissão aplicar uma solução de contorno do BDEC. Para o usuário final se disponibiliza um banco de soluções como parte do portal de autoajuda. Se você for avaliar ferramentas que tem banco de soluções para usuário final vai ver que não tem nada de mistério nas informações do regitro: titulo, categoria, descrição de sintoma, causa , resolução.

.

Re: BDEC Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 10/01/2016 20:09
Flávio, boa noite!!

Continuando com uma dúvida sobre solução de contorno, BDEC e problemas.

O que podemos dizer é que se a central de serviços identificou uma solução de contorno ou mesmo identificou a causa raiz para um problema, ela deve abrir um registro de problema, associar o ID do incidente nesse registro e passar a solução identificada para equipe de problemas. Essa solução deverá ser testada e aprovada pela equipe de problemas e após a aprovação a equipe de problemas insere a informação no BDEC, seja da solução de contorno ou da causa raiz?

At.
Francisco
Re: BDEC Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 10/01/2016 20:22
Boa noite, Francisco

Central de serviços é o primeiro nível de suporte e resolve basicamente diagnostica e resolve incidentes e atende requisições de serviço. Primeiro nível de suporte não diagnostica causa raiz de problemas, isto é algo para equipe de segundo nível que pode envolver gerenciamento técnico ou de aplicativo. Central de serviços na maior parte do tempo aplica soluções de contorno já disponibilizadas. 

Soluções de contorno são produzidas na maior parte das vezes no processo de gerenciamento de problemas. Para entrar no BDEC de forma definitiva é necessário o gerente de problemas fazer aprovação do registro. Observar que foi apresentado nas responsabilidades do gerente de problema no slide 66 do módulo 5 que ele é responsável pela manutenção disto. 


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